Jorgen Leth

março 28, 2008

alguns posts atrás, falei de Jorgen Leth, diretor dinamarquês que terá alguns de seu filmes exibidos no Festival de Documentários É Tudo Verdade. Leth, além de também se dedicar a tarefa de escritor, dirige filmes desde 1963 e possui uma vasta filmografia com mais de 40 obras na bagagem. Ele está no Brasil a convite do Festival para acompanhar sua retrospectiva e participar dos ciclos de debates que acontecem junto com a programação de cinema.

Jorgen já havia estado no Brasil outras vezes, na primeira delas rodando um de seus documentários, época em que ficou amigo de Tom Jobim e o convenceu a colaborar com seu trabalho. “O caminho mais fácil para se conseguir algo é indo diretamente naquele que lhe interessa. Foi assim com Jobim, com quem havia faladao sobre uma possível parceria. Um ano depois liguei e pedi para que ele compusesse a trilha. Algum tempo depois, recebi as músicas. Irretocáveis”, disse o diretor a esse blog, que também dá suas pauladas.

“Foi assim também quando fui fazer meu primeiro filme nos EUA. Eu disse que queria que Andy warhol participasse de um de meus documentários fazendo nada mais do que comer um hamburger. Todo mundo disse que eu não conseguiria, mas fui diretamente a ele e propus que ele fizesse o filme. Ele gostou da idéia e disse que sim.

O resultado você encontra aqui:

Em 1967, ele rodou o curta-metragem The Perfect Human, retomado mais de 35 anos depois pelo também dinamarquês Lars von Trier, em que Lars desafia Leth a refilmar sua obra de 5 modos diferentes e sempre adicionando uma nova dificuldade a cada tarefa. Esse trabalho de Hércules pode ser conferido no documentário The 5 Obstructions, destaque do Festival.

E para ver a obra original é só clicar abaixo:

Para conferir a programação do festival, aqui.

Anúncios

2 Respostas to “Jorgen Leth”

  1. thiago Says:

    rafitos,

    quanto ao clipe do snow patrol, alguns posts abaixo, não é a toa que as imagens são tão melhores que a música, e a banda não deve exatamente ganhar mérito por isso, hahah.
    descobri que isso é um curta metragem, rodado em 1976. não sei quem dirigiu, mas valhe buscar.
    😉

  2. Fe Says:

    acabei de ver um video clip interessanterrimo! vale a pena conferir:
    Banda: The ting Tings
    Musica: Great DJ

    A coreografia tem tudo pra ser um grande hit de inverno!


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: