Final de semana festivo

abril 26, 2008

Um tanto atrasado, este post finalmente chega.

E começa daqui a pouco aqui em São Paulo a Virada Cultural. O primeiro grande show do evento será Cesária Évora, a caboverdiana que toca na Av. São João. Depois dela, muitas outras atrações de primeira.

Até escrevi um textinho sobre o assunto aqui.

E começou ontem, infelizmente do outro lado do continente (na Califórnia), o Coachella, um dos principais festivais de música do mundo, que traz sempre as revelações e os nomes mais quentes da música atual. O festival vai até amanhã e já começam a pulular na Internet textos e vídeos dando conta de tudo que tá acontecendo por lá. Para ver as melhores coberturas em português entre aqui ou aqui; em inglês aqui.

Em tempo:

A Virada Cultural foi ótima! Todo mundo foi, todo mundo gostou. As ruas estavam bem cheias, mas tudo rolou às mil maravilhas – não teve assalto, não teve briga, estava todo mundo em clima de paz e foi legal ver tanta gente diferente junta convivendo em harmonia. Diversidade total!

Porém, a programação do início da madrugada foi um tanto fraca. Depois das 22h30, geral rodou, rodou e nada de muito animado tava rolando – pelo menos no cento. O jeito era ir pra casa e acordar cedo para a programação da manhã ou esperar até às 3h, quando Mutantes ia subir a um dos palcos e Maria Alcina ao outro. Fiquei com a primeira opção.

Vi Nelson Ned cantando “Glória, Glória, Aleluia”; vi a Gal que, além de falar bastante do cabelo novo, fez um show cool, só na voz e violão, recheado de clássicos que o povo cantou junto; vi o Afrika Bambaataa junto com os manos no Parque D. Pedro.

Mas quem realmente fez o melhor show da Virada foi a Orquestra Imperial. Eram 3 da tarde, o dia estava lindo e a trupe da Orquestra fez uma apresentação super animada, tocando seu repertório de gafieira e pondo o povo pra dançar. Eles são super carismáticos, improvisam a todo o momento e nem mesmo um problema com o som fez os caras diminuirem a energia do show. Thalma de Feitas é um show à parte.

(E não tem nenhuma foto na web do show da Orquestra pra postar aqui)

Em tempo 2:

Festivais como Coachella são bons para renovar o repertório musical. Comecei a pesquisar um monte de coisa que eu não conhecia e estou tendo boas surpresas.

É o caso, por exemplo do Teenagers, que, tal qual o nome, são adolescentes franceses que fazem um som fresco e esperto. Ouça Homecoming e Starlett Johansson – advinha sobre quem? – no MySpace deles.

Outra novidade bacana é Santogold, que fez uma apresentação bem new rave e cheia de suingue soul e batidas eletrônicas, num som que lembra MIA – que, aliás, também estava lá.

Dá uma olhada no vídeo de LES Artistes da moça. Bem bom!

Mas, até agora o que mais gostei foi MGMT, que também segue essa linha meio new rave e um vocal que lembra o The Knife. Olha só esse vídeo para a música Kids, repleto de imagens de arquivo de TV:

Agora é esperar quem vai aparecer aqui no fim do ano.

Tão dizendo que Gogol Bordello já está confirmado para o Tim Festival 2008…

Anúncios

Uma resposta to “Final de semana festivo”

  1. Eduardo Says:

    Quantas coisas! Eu já tinha ouvido uns remixes dos The Teenagers, mas agora to baixando algumas músicas pra ver como é. MGMT adoro!


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: