Minha primeira vez…

junho 23, 2008

Mais de uma vez eu disse aqui que o mundo da moda me dá bastante preguiça. Bem verdade, vez ou outra eu retorno ao assunto, mas em geral esse culto à aparência e ostentação de uma indústria que se dedica, quase exclusivamente, à segregação e separação das pessoas me cansa sobremaneira.

Mas, fui agraciado com o convite para o desfile do Ronaldo Fraga na São Paulo Fashion Week e lá fui eu, pela primeira vez no evento paulista de moda. Acho o trabalho do estilista interessante, que sempre se dedica ao universo mineiro e já fez coleções inspiradas em Zuzu Angel e Nara Leão em apresentações grandiosas e originais.

Porém, é curioso notar a dinâmica do lugar. Os enormes corredores do prédio da Bienal se tornam um não-lugar, uma simples passagem para aqueles que ou se dirigem às salas de desfiles, cuja entrada é restrita a pessoas com convites, ou aos lounges de marcas de empresas ligadas ao mundo da moda e veículos de comunicação, pequenas gaiolas acarpetadas que separam seus visitantes do resto dos frequentadores e que invariavelmente apresentam um segurança na porta regulando a entrada de VIPs. Todo o resto se transforma em um grande espaço de merchandise e exposição publicitária.

Enfim, foi legal ter ido, mas a impressão é de muito hype para pouca coisa. Foi curioso notar também que as pessoas não se jogam na montação tanto quanto se imagina; calça jeans e camiseta ainda reinam no local – e no mundo dos descolados.

Deixe um comentário

