Maratona de cinema

setembro 15, 2008

Segundo semestre no Brasil é mesmo uma maratona. Para compensar a monotonia que é viver no país tropical na primeira metade do ano, o segundo semestre chega cheio de atrações que prometem te deixar completamente falido e sem tempo. Os shows e festivais de música acontecem um atrás do outro – Orloff Five, Invasão Sueca, Skol Beats, Tim Festival, Planeta Terra, REM, Madonna, Boy George, Kyle Minogue, Yelle e mais uma infinidade de atrações.

E o mundo do cinema não fica muito atrás. Depois de anunciados há algumas semanas os selecionados brasileiros para o Festival do Rio, primeira grande maratona cinéfila do semestre, o evento acaba de anunciar as atrações gringas a serem exibidas na Cidade Maravilhosa entre 25 de setembro e 9 de outubro.

Divididos em seis mostras temáticas, o festival traz os destaques da produção mundial do último ano e filmes que deram o que falar nos festivais em que foram exibidos mundo afora. Entre eles estão, Vicky Cristina Barcelona, novo longa-metragem de Woody Allen, que traz Penélope Cruz, Scarlett Johansson e Javier Barden em um triângulo amoroso rodado na Espanha; Birdwatchers, co-produção Brasil-Itália, filmado inteiramente no Mato Grosso do Sul, sobre a questão indígena brasileira, e destaque no último Festival de Veneza; Synecdoche, New York, estréia na direção do multi-premiado roteirista Charlie Kaufman; RocknRolla, novo longa de Guy Ritchie; Filth & Wisdom e I Am Beacause We Are, filmes da esposa de Guy Ritchie, a mulher que me fez passar 12 horas numa fila para compar ingresso para seu show; Derek, de Isaac Julien, sobre o cineasta britânico Derek Jarman, morto em 1994; Burn After Reading, novo dos irmãos Coen, filme que abriu o último Festival de Veneza; Youth Without Youth, novo de Francis Ford Coppola, primeiro longa depois de um tempão de recesso; La Mujer Sin Cabeza, novo da diretora argentina Lucrécia Martel, destaque no Festival de Cannes 2008; e muitas, muitas outras coisas. Ufa!

Samantha Morton e Philip Seymour Hoffman em Synecdoche, New York

Lista completa aqui.

Achou bastante? Então guarde seu fôlego, Michael Phelps, porque a Mostra de Cinema de São Paulo vem aí e promete nos brindar com muito mais pérolas. Pra começar, o evento paulista acaba de divulgar seu homenageado do ano – Ingmar Bergman. Olha só.

Anúncios

2 Respostas to “Maratona de cinema”

  1. Diana Says:

    Querido, só uma falhinha de informação. O Vicky Cristina é com a Scarlet, não com a Charlize!!

    Beijos

    P.S.: Não vejo a hora de começar a insanidade!!!

  2. rafaelmoretti Says:

    Menina,
    eu jurava q era a Charlize! Bem, corrigido.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: