Look back again

janeiro 5, 2009

Em 1965, o diretor Albert Grossman acompanhou Bob Dylan durante a passagem de sua turnê pela Inglaterra e registrou não apenas os shows do músico por lá, como também os bastidores e entrevistas em que Dylan destila um pouco da sua filosofia, seu momento criativo e a relação com jornalistas e fãs. Este registro resultou no documentário Don’t Look Back, de onde se extraiu a clássica cena em que Mr Dylan canta Subterranean Homesick Blues segurando cartazes com trechos da letra da música. Tal cena pode ser considerada o marco inicial da era videoclíptica na música popular e já foi recriada inúmeras vezes em diversas paródias e citações (há algum tempo, até fiz um post sobre isso, lembra?).

Sempre gostei muito dessa cena, mas até aí, nada de novo. Pois hoje, lendo o livro Quando Eu Era o Tal – do qual eu pretendo falar aqui assim que terminar minha leitura, mas que conta a história de um jovem aspirante a poeta que em 76 resolve ir estudar na Escola de Poetas Desencarnados Jack Kerouac – descubro que a figura de longas barbas e espécie de ‘manta’ sobre os ombros que aparece ao lado de Dylan na cena é ninguém menos do que Allen Ginsberg. Dá uma olhada:

Para os que não sabem, Ginsberg foi um dos pilares da geração beat, poeta que junto a Jack Kerouac, Neal Cassady e William Burroughs criou nos anos 50 uma corrente estética e literária da contra-cultura que pregava a liberdade e o hedonismo, logo após um longo período de guerras e que, mesmo a contra-gosto de parte de seus autores, influenciou toda a geração hippie que viria a seguir. Morto em 97, uma de suas obras mais importantes é Howl (Uivo).

allen

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: