Nada para se preocupar

fevereiro 7, 2009

E Peter, Bjorn and John acabam de lançar vídeos novo na praça. A peça mostra o cotidiano de um bando de japoneses rockabilly bem doidões e um tanto nonsense. Bem sensacional:

A música Nothing to Worry About faz parte do novo álbum do trio sueco.

*tirado do Algunas Cositas Más

PS – Vamos combinar que essa legenda que agora aparece na telinha dos vídeos do youTube é bem cafona.

Thiago Pethit @ Studio SP

janeiro 28, 2009

Hoje tem o tradicional Cedo e sentado no Studio SP e o convidado desta vez é Thiago Pethit, de quem eu já tinha falado aqui anteriormente.

Aproveitando e ensejo, resolvi fazer uma entrevistinha com o moço via MSN:

rafael diz:

hj tem show, né? vamos fazer uma entrevista pro blog?

T diz:

uepa

rafael diz:

bem, a entrevista já tá rolando

rafael diz:

como vai ser o show hj à noite? alguma surpresa?

T diz:

ah, sempre tem umas surpresinhas. as que eu posso contar são: a participação da cantora tulipa ruiz, em 3 músicas e um “ukelele” convidado para tocar minha música mais nova!

rafael diz:

vc tem sido bastante elogiado e tem tido bom retorno de mídia. quais são os planos pro futuro?

T diz:

tenho 3 clipes a caminho. 2 de animação, com o trabalho do Adams Carvalho e um sendo conversado com o Fabiano Liporoni. o lançamento do primeiro deve ser em março ou abril, junto com um “single virtual” que começo a gravar na semana que vem. e shows…muitos shows!!!

rafael diz:

vc lançou um EP recentemente e já está preparando coisa nova. vc se tornou um compositor compulsivo?

T diz:

desde que comecei a gravar o EP já estou compulsivo. haha

tive que me reprimir para não gravar tudo o que eu queria, e conceituar uma unidade para o EP, até para que continuasse sendo um EP e não um disco. eu gosto dessa idéia de discos curtos e singles, me dá a sensação de que o trabalho musical está sempre up to date com o artista, e dialoga bem com a rapidez que tudo tem hoje em dia.

T diz:

é mais rápido para fazer. e custa menos.

T diz:

e depois, tudo se disponibiliza na internet, quer queira, quer não.

rafael diz:

saquei

rafael diz:

de onde saiu aquela voz toda?

T diz:

a voz…bom…acho que ela sempre esteve aí. rs

eu nunca me surpreendi com ela.

hahah

rafael diz:

agora manda um recado pro seus fãs desse brazilzão e q lêem meu blog

T diz:

quem estiver em são paulo, apareça hoje no studio sp, as 22h…quem estiver em outra cidade, mande emails ao organizador de um evento bacana aí pedindo o meu show! hahaha

rafael diz:

valeu, fia!

pethit

Ficou curioso? Entra do MySpace do moço e aparece no Studio.

Serviço:

Cedo e Sentado @ Studio SP – R Augusta, 591.

Hoje – 28/01 – 21h.

Entrada Gratuita.

Look back again

janeiro 5, 2009

Em 1965, o diretor Albert Grossman acompanhou Bob Dylan durante a passagem de sua turnê pela Inglaterra e registrou não apenas os shows do músico por lá, como também os bastidores e entrevistas em que Dylan destila um pouco da sua filosofia, seu momento criativo e a relação com jornalistas e fãs. Este registro resultou no documentário Don’t Look Back, de onde se extraiu a clássica cena em que Mr Dylan canta Subterranean Homesick Blues segurando cartazes com trechos da letra da música. Tal cena pode ser considerada o marco inicial da era videoclíptica na música popular e já foi recriada inúmeras vezes em diversas paródias e citações (há algum tempo, até fiz um post sobre isso, lembra?).

Sempre gostei muito dessa cena, mas até aí, nada de novo. Pois hoje, lendo o livro Quando Eu Era o Tal – do qual eu pretendo falar aqui assim que terminar minha leitura, mas que conta a história de um jovem aspirante a poeta que em 76 resolve ir estudar na Escola de Poetas Desencarnados Jack Kerouac – descubro que a figura de longas barbas e espécie de ‘manta’ sobre os ombros que aparece ao lado de Dylan na cena é ninguém menos do que Allen Ginsberg. Dá uma olhada:

Para os que não sabem, Ginsberg foi um dos pilares da geração beat, poeta que junto a Jack Kerouac, Neal Cassady e William Burroughs criou nos anos 50 uma corrente estética e literária da contra-cultura que pregava a liberdade e o hedonismo, logo após um longo período de guerras e que, mesmo a contra-gosto de parte de seus autores, influenciou toda a geração hippie que viria a seguir. Morto em 97, uma de suas obras mais importantes é Howl (Uivo).

allen

Campos magnéticos

dezembro 3, 2008

Outra coisa bacana que eu ouvi recentemente – da maneira mais casual do mundo – foi Magnetic Fields, também de Nova York, porém formada em 1990 e liderada por Stephin Merritt, homem de múltiplos projetos musicais paralelos – espécie de Tatá Aeroplano americano.

A voz de Merrit é grave e muito característica e o último trabalho da banda, Distortion, do início do ano, flerta com sintetizadores e – como o nome sugere – distroções, em letras sobre amor e ambigüidade sexual.

Ouça.

magnetic-fields

Scott Matthew

dezembro 3, 2008

Minha obsessão musical recente tem sido Scott Matthew, australiano radicado em Nova York e que dedica grande parte de sua carreira musical à composição de trilhas sonoras.

Depois de musicar diversas animações, Matthew foi escalado para integrar a trilha sonora de Shortbus, longa-metragem erótico-tragicômico de John Cameron Mitchell, e que traz canções tão primorosas quanto o filme em si. O álbum ainda traz participações de bandas como Yo La Tengo e Animal Collective.

scott_matthew_g

O cantor parece fazer parte dessa linha meio neo-hippie novaiorquina, flerta com o folk e a música de dor-de-corno, além de um tom pra lá de melancólico. Delícia!

Ouça aqui e aqui.

Duelo de Natal

novembro 22, 2008

Taí uma coisa feita por Cyndi Lauper recentemente que tenha realmente me convencido.

Junto com The Hives, a moça gravou um sugestivo “duelo” de Natal – chamado assim, por a música contar uma historinha baixaria de um casal em guerra em épocas de festas de Natal.

Ouve aí Christimas Duel:

*tirado do With Lasers!

Hoje à noite e amanhã tem show da Cyndi Lauper em São Paulo. Eu não vou – poque, né, a adolescência já ficou para trás -, mas para a data não passar em brancas nuvens, vai abaixo o cover feito pelo The Killers para Girls Just Wanna Have Fun. Divertido!